Atualmente vivemos uma avalanche de informações através dos mais variados instrumentos de mídia entre eles, rádio, televisão, Internet, celular, jornais impressos e virtuais, redes de relacionamentos. Dentro deste contexto, há pontos positivos e negativos.
Positivamente podemos elencar a transparência na prestação do serviço público e da utilização do orçamento dos governos e secretarias, bem como a maior facilidade em identificar e corrigir falhas na aplicação e utilização do bem comum. Do mesmo modo, a educação, a cultura e as formas de transmissão dos conhecimentos acumulados ganham um aliado em comum: as mídias de comunicação de massa, que se bem utilizadas, servem para formar opinião e buscar caminhos de melhorias pessoais e sociais.
Por outro lado, convivemos com o mau uso dessa ferramenta, através da veiculação de informações falsas e/ou manipuladas, visando deturpar a realidade e criar oportunidades para os mais variados objetivos, entre eles, vender um produto, manter a hegemonia da classe dominante, colocar e/ou manter determinadas pessoas ou grupos no poder, entre tantas outras coisas.
Diante desta realidade resta-nos saber participar do processo e eleger nossas prioridades e escolhas pessoais. Em quais fontes confiar? Como lidar com estas informações? Não é fácil, com certeza, mas a cada dia este desafio nos é lançado novamente, resta a nós buscar o melhor uso destas informações.
Nenhum comentário:
Postar um comentário